OpenDay do espaço de incubação da BLC3 no Pólo de Alfândega da Fé

08 Set '17

Arranque com forte adesão de jovens qualificados e empreendedores

No dia 7 de setembro foram apresentados os primeiros projetos de empreendedorismo que irão funcionar no espaço de co-working do Centro de Incubação de Ideias e Empresas da BLC3 no Pólo de Alfândega da Fé. Estes projetos de empreendedorismo estão integrados no âmbito do projeto TransferEmpreende, co-financiando pelo Norte2020.

TransferEmpreende é um projeto que pretende dinamizar a criação de empreendedorismo qualificado na região de Alfândega da Fé e concelhos limítrofes, em forte articulação com agentes locais, como a Câmara Municipal de Alfândega da Fé, as instituições de ensino superior e de investigação, como por exemplo o Instituto Politécnico de Bragança, e as empresas e entidades socioeconómicas da região. O arranque do espaço de co-working começa já por um registo muito forte ao nível de jovens com projetos empreendedores e ligados ao território: 8 jovens qualificados, com uma média de idades 25 anos, representando 5 ideias de negócio, que vão desde o setor da castanha, cereja até aos compostos bioativos e nutracêuticos, turismo e inovação social. Começou-se também já a registar a interação com empreendedores da região que pretendem apoio ao crescimento das suas ideias. TransferEmpreende representa um investimento de superior a 400 mil euros, co-financiado pelo Norte2020, que se realizará ao longo dos próximos 2 anos. Pretende-se apoiar um total de 20 jovens qualificados com bolsas de empreendedorismo para promover e apoiar o nascimento de ideias de negócio e empresas. Além disso, pretende-se ainda dar apoio e interligar ao projeto mais de 50 empresas/empreendedores e entidades sócio económicas da região.

Para João Nunes, Presidente e CEO da BLC3, “o interior apresenta elevadas potencialidades para a dinamização de um empreendedorismo ligados aos recursos locais e à resolução e transformação de problemas em oportunidade de novos modelos de negócio. Cada vez mais abandonamos a terra mas é lá que está o potencial do futuro das regiões interiores. Desde novos compostos bioativos e biomoléculas até à maior valorização do setor agroindustrial e recursos dos ecossistemas florestais das regiões de montanha. O principal problema das regiões interiores, e que exige um maior esforço e necessidade de investimento urgente, está na criação de condições e oportunidades para os jovens desenvolverem o seu próprio futuro nestas regiões. Cada vez mais os pais investem na formação superior dos seus filhos, contudo, é cada vez mais difícil que estes se consigam fixar nas suas origens ou que voltem para elas. O pólo de Alfândega da Fé da BLC3 pretende criar condições para a dinamização de empreendedorismo qualificado e jovem com foco para os recursos e potenciais das regiões interiores. É urgente e muito importante que se comece a priorizar o investimento nas regiões interiores. Não se trata de descriminar em relação ao litoral, mas sim priorizar para que as assimetrias comecem a diminuir, pois não faz sentido que isso exista num país tão pequeno e que cada vez o tornamos ainda mais pequeno e fragmentado. O projeto TransferEmpreende pretende começar a criar as primeiras bases, condições e rede de empreendedorismo na região de Alfândega da Fé e concelhos limítrofes, apostando numa primeira fase no apoio e suporte a jovens para criarem o seu próprio posto de trabalho e futuro na região, passando também pelas empresas já existentes.”

Para Berta Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, “é muito importante esta incubadora para atrair e fixar jovens qualificados e criar emprego qualificado no interior. O município tem tido várias iniciativas para fixar os jovens no concelho e vai continuar a trabalhar nesse sentido. Neste caso, a parceria com a BLC3, uma incubadora do interior com trabalho reconhecido, é para nós um garante que vamos ter sucesso no atingimento dos objetivos que nos propusemos ao sermos parceiros desta candidatura. Esta Associação tem um trabalho notável no desenvolvimento de atividades de investigação e intensificação tecnológica de excelência, incubação de ideias e empresas e apoio ao tecido económico em regiões interiores e rurais. É detentora de vários prémios e reconhecimentos de âmbito nacional e internacional: em 2015 ficou nas 25 melhores incubadoras do Mundo de ligação Universitária e entre as 10 melhores da Europa. Em 2014 ficou em 2º lugar nacional nos Prémios Europeus de Promoção Empresarial (European Enterprise Promotion Awards – EEPA) na área de “Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência de recursos”. Indicadores de sucesso dos quais o Município quer fazer parte com este novo projeto aqui implementado em Alfândega da Fé”.