Freguesias prioritárias no âmbito da defesa contra incêndios rurais

13 Abr '18

15 localidades de Alfândega da Fé são de 1ª prioridade

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) divulgou o mapa das freguesias prioritárias no âmbito das medidas de defesa da floresta contra incêndios. No concelho de Alfândega da Fé, foram consideradas de 1ª prioridade as aldeias de Gebelim, Soeima, Agrobom, Felgueiras, Saldonha, Vale Pereiro, Eucísia, Gouveia, Cabreira, Santa Justa, Valverde, Ferradosa, Picões, Sendim da Serra e Cerejais. Colmeias e Vilares da Vilariça foram consideradas de 2ª prioridade. Isto significa que, estas aldeias têm maior risco de incêndio florestal e por isso, vão ver reforçadas as medidas prevenção de incêndios florestais.

Nas freguesias de 1ª e 2ª prioridade vão ser implementados programas específicos que, entre outras ações, vão promover a realização de simulacros para testar os mecanismos de aviso e os procedimentos de evacuação. Estes programas, recentemente anunciados pelo governo, pretendem ensinar a população como agir em caso de incêndio, alertando para as situações de risco e sensibilizando para a importância da prevenção.

Aldeia Segura e Pessoas Seguras são os nomes dados aos programas cujo objectivo é construir territórios mais resilientes ao fogo e criar dinâmicas e hábitos de segurança na população, com base no conceito de autoprotecção. Estes programas vão desenvolver-se prioritariamente nas localidades identificadas, podendo, eventualmente, serem também implementadas no restante território.

freguesias_priorit_rias