Plantação de Souto de Castanheiros

22 Dez '15

Na área do Parque de Alvazinhos, Alfândega a Fé, nasceu um novo souto de castanheiros, fruto de um projeto que envolve as componentes de responsabilidade social e ambiental. Uma iniciativa a várias mãos que contou com o envolvimento da população escolar (alunos do 6.º ano do agrupamento de escolas), empresas e fornecedores do município, Associação de Produtores Florestais e Bombeiros Voluntários e Câmara Municipal de Alfândega da Fé. A ideia é simples: as empresas e fornecedores foram desafiados a colaborar disponibilizando árvores, a Câmara cedeu e preparou o terreno e os jovens participaram na plantação como forma de sensibilização para a necessidade de proteger estas espécies, contribuindo também para a gestão sustentável das áreas florestais.

Ao repto responderam 6 empresas: grupo FCC (FOCSA), Auto Imperial de Bragança, Fernando Joaquim Vilares, José Joaquim Gomes e A.M. Pires construções. Em conjunto apoiaram a plantação de mais de 400 castanheiros, que vão ocupar uma área de mais de 2hectares. Foram plantados castanheiros das variedades Longal, Judia e Martainha, dentro de 5 anos deverão estar a produzir. Mas a colaboração das empresas no projeto vai alargar-se no tempo, irão também apoiar todo o processo de manutenção deste souto. Um acompanhamento que vai ser extensivo aos alunos do agrupamento. É que pretende-se que os alunos participem ativamente nas diferentes fases desta plantação, proporcionando-lhes um contacto direto com a terra, novas experiências e aprendizagens.

Esta é também uma forma de alertar para a necessidade de revitalizar áreas incultas e incentivar agricultores para a plantação de castanheiros, que neste período, fruto da vespa das galhas do castanheiro tem vindo a diminuir. A ação pode também ser entendida como uma maneira de apoiar agricultores e produtores de castanha do concelho. É que a ideia passa também por criar um campo experimental neste domínio. Uma espécie de laboratório ao ar livre, que vai permitir estudar quais as espécies que melhor se adaptam às características do concelho, mas sobretudo avaliar a melhor forma de combater pragas e doenças que afetam o castanheiro como o cancro e a tinta, ao mesmo tempo que se contribui para o aumento e melhoria da produção de castanha em Alfândega da Fé.