Dia Internacional dos Monumentos e sítios Alfândega Assinalou a Data

20 Abr '15

A autarquia de Alfândega da Fé celebrou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com uma visita às pinturas murais existentes nas Capelas de Santo Amaro, Legoinha, e de Santo Antão da Barca. Um programa que deu a conhecer o resultado dos projetos de recuperação e restauro das pinturas destes templos, ao mesmo tempo que se sensibilizava os participantes para a importância da preservação e valorização do património concelhio.

A visita foi conduzida pelo professor Joaquim Caetano, da Faculdade de Letras de lisboa e teve início na Legoinha. No lugar, há muito desabitado, ergue-se a Capela de Santo Amaro. O edifício foi recentemente recuperado pela Câmara Municipal e as pinturas aí existentes alvo de um processo de restauro e conservação. Trata-se de frescos do séc. XVI, evocativos de São Geraldo, com valor do ponto de vista histórico e artístico, que a Câmara quer transformar numa porta de entrada para a Rota turística “Pinturas da Fé”. Desta rota, fazem também parte o conjunto de pinturas da Capela de Santo Antão da Barca, descobertas aquando da trasladação do templo para o novo local devido à construção da Barragem do Baixo Sabor. Um conjunto datado do Séc. XVIII, representado a vida de Santo Antão, até agora “escondido”. As pinturas foram restauradas e agora estão visíveis na Capela de Santo Antão, no local onde se ergue o atual Santuário. Neste espaço os participantes na visita também ficaram a conhecer o Núcleo Museológico do Santuário.
Conhecer, explorar e partilhar, mote do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2015, foi também o objetivo desta visita guiada.
Recorde-se que o dia internacional dos monumentos e sítios foi instituído a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), uma associação de profissionais da conservação do património, e aprovada pela UNESCO em 1983.