Plano Fiscalização Preventiva | Taxa de execução de 91%

26 Mar '15

Já são conhecidos os resultados do projeto-piloto no âmbito da proteção dos aglomerados populacionais contra os incêndios florestais, desenvolvido ao longo do último na em Alfândega da Fé. Trata-se do Plano de Fiscalização Preventiva, resultante de uma parceria entre os GIPS, o Município e Autoridade Tributária. Um instrumento que visa dinamizar, maximizar e simplificar o processo de identificação de parcelas com necessidade de intervenção. Para tal, foi efetuado uma espécie de cadastro, uma base de dados de todos os terrenos que circundam as localidades do concelho de Alfândega da Fé, de modo a permitir um controlo e identificação mais eficaz e rápida de situações de risco. Um registo que permite efetuar uma fiscalização preventiva, tendo efeitos práticos na prevenção e sensibilização. Resultados que já são visíveis. Só no primeiro ano e após a identificação de 135ha a necessitarem de intervenção, foi conseguida, junto dos proprietários, a limpeza de 125ha. A taxa de execução atingiu os 91%.
Um projeto-piloto que esteve a ser experimentado em Alfândega da Fé, uma forma de atuação no campo da prevenção dos incêndios florestais, contribuindo para a proteção ambiental, mas também das pessoas e bens. O plano vai continuar a ser executado no concelho. O sucesso deste primeiro ano de funcionamento fez com que fosse replicado a nível nacional. Estando já a ser implementado noutros concelhos do país e região.
Informações dadas a conhecer no encerramento da Semana da Proteção Civil, numa sessão na Biblioteca Municipal que também contou com a apresentação do Manual de Boas Práticas Ambientais. Um documento que vem complementar e auxiliar a execução do Plano de Fiscalização Preventiva e que é um guia de apoio e esclarecimento à população que tem por objetivos essenciais, contribuir para o aumento do conhecimento, apresentação do modelo de fiscalização do GIPS e definição de um modelo de atuação comum na defesa da floresta.”