Carnaval 2015 | Alfândega da Fé

19 Fev '15

A tradição já vem de longe, no dia de Carnaval os alfandeguenses saem à rua para assinalar a data num desfile em que sátira e crítica social estão sempre bem presentes. Este ano não foi exceção, os foliões invadiram as principais artérias da vila de Alfândega da Fé. Ao corso Carnavalesco juntaram-se, este ano, os ritmos tropicais. É que o desfile contou com a presença da Escola de Samba “ Os Morenos”, que povoaram de ritmo e alegria as ruas da sede do concelho. Outra coisa não seria de esperar quando à folia característica do carnaval transmontano se associam, os ritmos quentes do brasil. Foi nesta promoção da interculturalidade, da associação de traições de dois países lusófonos que assentaram as comemorações do Carnaval alfandeguense. Público não faltou para assistir ao desfile e também dar um pezinho de dança no Sambódromo em que se transformou o Jardim Municipal. A isto associou-se também o enterro do entrudo. Cumprindo a tradição fechou-se um ciclo, preparou-se a comunidade para o tempo da quaresma, enterrou-se o velho e celebram-se os novos tempo que estão para vir.
Em Alfândega da Fé, os festejos carnavalescos são uma oportunidade para fomentar o espírito comunitário, envolvendo a população local. Este ano a organização foi assumida pela Comissão de Festas do Mártir S. Sebastião, com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia.