Reserva da Biosfera transfronteiriça da Meseta Ibérica | Regulamentado Uso da Marca

24 Fev '16

Foi aprovado o regulamento para a utilização da marca Reserva de Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica (RBT Meseta Ibérica). Mais um passo para a valorização e afirmação do território/produtos e serviços inseridos na área da maior reserva transfronteiriça da europa. O documento foi aprovado em assembleia geral da Zagnet e estabelece as normas a observar na utilização desta marca. Um selo de qualidade com o carimbo da UNESCO que pode ser utilizado por entidades e empresas sediadas no território abrangido pela RBT Meseta Ibérica. Esta marca é entendida como uma forma de potenciar os traços distintivos e identificativos da região como a biodiversidade e ecossistema de excelência, calma e natureza inexplorada, diversidade de paisagens e produtos locais. A marca “Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica” reflete padrões de qualidade, autenticidade e diferenciação do território/ produtos e serviços a ela associados. Uma mais-valia ao serviço da região e de todos os que operam na área turística, que virá contribuir para o reconhecimento e atratividade desta reserva transfronteiriça que abrange o Nordeste transmontano e as províncias espanholas de Salamanca e Zamora.

Recorde-se que esta área foi classificada pela UNESCO em junho de 2015 Um projeto desenvolvido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial ZASNET (Zamora, Salamanca, Nordeste Transmontano), que visa potenciar o turismo, aliando a marca UNESCO à conservação da Natureza, aos produtos regionais certificados e à criação de novas oportunidades de emprego.

Regulamento