VII Semana da Proteção Civil

21 Mar '16

Sensibilizar, alertar, formar para uma área de extrema importância da atividade municipal. Estes foram os principais objetivos da VII Semana da Proteção Civil que decorreu em Alfândega da Fé de 14 a 18 de março. A iniciativa desenvolvida pelo Gabinete de Proteção civil em articulação com os diferentes agentes da proteção civil e outras instituições locais fez-se de diversas atividades. Ao longo da semana a população, com especial incidência na escolar, pode aprender técnicas de Socorrismo, numa ação ministrada pela delegação da Cruz Vermelha de Alfândega da Fé e os alunos da EB1 de Alfândega da Fé vestiram, por um dia, a farda de agentes da autoridade numa ação que teve como principal objetivo mostrar como decorre uma ação de fiscalização da GNR. Houve também espaço para uma sessão sobre “Consumos Nocivos”, a cargo da equipe de Saúde Escolar de Alfândega da Fé e outra em que os GIPS-Grupo De Intervenção Proteção e Socorro - deram a conhecer o seu trabalho e missão. O Quartel dos Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé foi palco de uma demonstração e exercícios de salvamento em grande ângulo.

O encerramento da Semana da Proteção Civil coincidiu também com o último dia de aulas, mas a chuva obrigou a alterações na programação. A deslocação prevista para a freguesia de Sambade foi cancelada, com a maioria das atividades a decorrerem nas instalações da EB2,3S de Alfândega da Fé. Foi aí que os alunos puderam assistir à demonstração de meios de vários agentes da proteção Civil e foi também no recinto da escola que simbolicamente se assinalou o dia da árvore com a plantação de duas árvores.

Com a realização destas atividades o Município pretende alertar, sensibilizar e formar a população para áreas como a segurança, prevenção de incêndios ou medidas de autoproteção

Ação sobre Socorrismo
Ação de Fiscalização com a GNR
Ação "GIPS: Uma Força Preparada para a Catástrofe"