Concurso Nacional de Leitura | Alfândega da Fé recebeu a final distrital

21 Abr '16

Foi em ambiente de festa que Alfândega da Fé recebeu a final distrital do Concurso Nacional de Leitura. A iniciativa juntou na vila transmontana cerca de 150 pessoas entre alunos, professores e acompanhantes. A concurso, estiveram cerca de 70 alunos oriundos de 15 escolas do distrito de Bragança. Os jovens disputavam a presença na final nacional, que se vai realizar em lisboa.

A grande festa do livro e da leitura, promovida, anualmente, pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares contou, nesta fase distrital, com o apoio do município de Alfândega da Fé. Ao associar-se a esta iniciativa, Alfândega da Fé, pretende contribuir para a promoção do livro e da leitura, valorizando a sua importância no desenvolvimento de competências de cidadania e participação ativa na sociedade. Este é também um dos principais objetivos do Concurso Nacional de Leitura, que vai já na X edição.

A eliminatória distrital decorreu a 20 de abril e fez de Alfândega da Fé o ponto de encontro do livro e da literatura. Com provas escritas de cariz eliminatório, que decorreram na Biblioteca Municipal, e uma prova oral, com os finalistas, que teve lugar na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, a final distrital contou também com momentos de convívio e animação cultural, a cargo da Orquestra Juvenil de Alfândega da Fé e do Grupo Tafé- Grupo de Teatro de Alfândega da Fé-. Os professores e acompanhantes tiveram ainda a oportunidade de visitar o Centro de Interpretação do Território, em Sambade.
Para Berta Nunes, Presidente da Câmara Municipal, esta iniciativa reveste-se de extrema importância e insere-se na política cultural do município, que faz da promoção do livro e da leitura uma das suas principais apostas. A autarca reconhece que ao estimular o gosto pelo livro e pela leitura, principalmente junto dos mais jovens, está-se a apostar no desenvolvimento cultural e consequentemente no futuro do concelho.
O Concurso Nacional de Leitura desenvolve-se ao longo de 3 fases. A primeira decorre nas diferentes escolas do País, a segunda é realizada a nível distrital e a terceira fase corresponde à final nacional. Os primeiros classificados da segunda fase vão representar o distrito na final nacional. Em Alfândega da Fé Ana Isa Moreira da Escola Secundária Abade de Baçal e Carolina Rodrigues Mesquita da Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro , foram as primeiras classificadas, nos escalões a concurso (3º ciclo e Secundário).

Classificações:
3º Ciclo
  • 1º classificado/a – Ana Isa F. Moreira, Escola Secundária Abade de Baçal, Bragança
  • 2º Classificado/a – Francisco Luís Aleixo, EBS de Mogadouro
  • 3º Classificado/a-Constança Cabral, Escola Secundária Abade de Baçal, Bragança
Secundário
  • 1º classificado/a – Carolina Rodrigues Mesquita, EBS de Miranda do Douro