Comemorações Feriado Municipal | Alfândega celebra 722 anos de município

09 Mai '16

A 8 de maio Alfândega da Fé comemorou o Feriado Municipal. No primeiro ano em que a data foi assinalada nesta altura, fazendo-a coincidir com os 722 anos de atribuição da Carta de Foral pelo rei D.Dinis, o programa foi diversificado e procurou promover o encontro dos alfandeguenses com a história local, aos mesmo tempo que se contribui para sedimentar o espírito comunitário.

Foi assim no passado fim-de-semana. A 7 e 8 de maio o concelho esteve em Festa para celebrar a data que o viu nascer. As comemorações iniciaram-se com um jantar concerto com o popular artista Toy. A iniciativa, que esteve a cargo da Comissão de Festa do Mártir S. Sebastião, juntou centenas de pessoas nas instalações da Escola EB2,3/s de Alfândega da Fé. A chuva obrigou a algumas adaptações no programa previsto para 8 de maio, mas o mau tempo não demoveu os alfandeguenses de participarem nas iniciativas. A Casa da Cultura Mestre José Rodrigues encheu para a Leitura encenada da Carta de Foral de Alfândega da Fé e apresentação do livro “ Roteiro Documental do Arquivo Histórico Municipal de Alfândega da Fé”. A obra, da autoria de Francisco José Lopes, assume-se como um primeiro passo no trabalho de preservação e divulgação deste espólio. Resulta de um trabalho de investigação levado a cabo pelo autor que conduz a uma reflexão sobre o poder local no concelho, com base nos documentos existentes no Arquivo Histórico Municipal. Uma compilação de uma parte significativa da documentação. São 300 páginas que se assumem também como instrumento importante para investigadores e para os próprios munícipes, que assim podem ficar a conhecer melhor o concelho, a sua evolução, o modo como foi projetada e pensado pelo poder local.

As comemorações do Feriado Municipal encerraram com a atuação do Grupo de Concertinas de Sambade e dos Grupos de Cantares de Alfândega da Fé e de Sambade. No período da manhã houve espaço para as cerimónias oficias do hastear da bandeira e homenagem aos Bombeiros de Alfândega da Fé. A sessão contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna. Jorge Gomes associou-se a esta iniciativa, que visou reconhecer quem faz a história de uma das instituições mais representativas de toda a comunidade. Esse é também o verdadeiro espírito de um Feriado Municipal, a celebração dos traços identificativos locais, o reconhecimento de todos os que contribuem para a elevação e afirmação do nome do concelho.

Leitura Encenada Carta de Foral
Assistência
Apresentação do Livro Roteiro Documental do Arquivo Histórico Municipal de Alfândega da Fé
Grupo de Cantares de Alfândega da Fé