Mini-lares de Parada e Gebelim concluídos

15 Jun '16

Está em funcionamento, desde o início do mês de junho, o mini-lar de idosos da Parada. A infraestrutura resulta da adaptação da antiga escola primária da localidade. Com 8 quartos e capacidade máxima de 14 camas a unidade vem aumentar a resposta concelhia no campo dos serviços de apoio à terceira idade. O projeto é da responsabilidade da Associação para o Apoio Social de Parada. As obras contaram com o apoio técnico e financeiro do Município. Um investimento de cerca de 400mil euros direcionado para a melhoria da qualidade de vida da população do concelho.

Foi também a pensar nisso que a Câmara Municipal apoiou a adaptação de outra escola primária em estrutura residencial para idosos. As obras já estão concluídas e a inauguração do mini-lar de Gebelim está prevista para breve. A infraestrutura da responsabilidade do Centro Social e Cultural de Gebelim apresenta a mesma capacidade que o mini-lar de Parada. Também aqui foram investidos cerca de 400mil euros com o objetivo de transformar a escola num espaço de lazer e bem-estar.
A construção destes equipamentos insere-se na estratégia definida pela Câmara Municipal para promoção da qualidade de vida e bem-estar dos idosos, implementando, sempre que possível, respostas de proximidade. Os dois mini-lares estão também habilitados para prestar serviço de apoio domiciliário.

Estas valências vêm dar resposta às necessidades da população idosa, mas também podem ser entendidas como uma forma de contribuir para a fixação da população mais jovem na localidade, com a criação de postos de trabalho que a implementação deste género de serviços implicou.

• imagem
    Parada