Dia Mundial dos Avós | Convívio intergeracional assinala data

27 Jul '16

Mais de 800 avós e netos reuniram-se no Jardim Municipal para comemorar o Dia Mundial dos Avós. Um dia de festa marcado pelo convívio e muita animação. É assim há mais de uma década no concelho de Alfândega da Fé. O Dia Mundial dos Avós, que se assinala a 26 de julho, é comemorado com um encontro intergeracional. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, pretende promover os valores da família e homenagear avós que já muito contribuíram para o desenvolvimento do concelho. Simultaneamente e porque se trata de uma população maioritariamente idosa pretende-se combater a solidão e o isolamento destas pessoas.

Uma iniciativa a somar a tantas outras que a autarquia tem vindo a dinamizar no sentido de promover o envelhecimento ativo e com qualidade. Recorde-se que o projeto “Sorriso Sénior” materializado num conjunto de respostas de proximidade que pretende ir ao encontro das necessidades dos séniores do concelho valeu, recentemente, à Câmara Municipal o Prémio Município do ano 2016, na categoria Região Norte com menos de 20 mil habitantes. Trata-se de um projeto que vem dar resposta a um dos principais problemas enfrentados pelo concelho: o envelhecimento da população. Na base deste trabalho está um diagnóstico das necessidades da população sénior. O estudo, efetuado pela autarquia, levou à constituição de uma equipa multidisciplinar especializada que intervém de forma individualizada e de acordo com as necessidades que cada idoso apresentou aquando da avaliação preliminar. Tal permitiu implementar uma rede de apoio disponibilizando sessões de reabilitação psicomotora, serviço de enfermagem, intervenção psicológica, apoiando a dinamização de atividades lúdicas e incentivando a participação cívica. Complementarmente são também promovidas atividades em grupo. O “Sorriso Sénior” promove a melhoria da qualidade de vida da população idosa em termos de reabilitação física e psicológica e ao mesmo tempo contribui para a socialização e diminui o isolamento e sentimentos de tristeza e solidão dos idosos. A alegria foi também uma contante na Festa do Dia dos Avós com a tarde a ser marcada pelas atuações da Orquestra Juvenil de Alfândega da Fé e Grupo de Concertinas de Sambade.