Presidente da República visitou Alfândega da Fé

10 Jul '16

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, visitou Alfândega da Fé no âmbito da iniciativa “Portugal Próximo”, que trouxe o Chefe de Estado, durante 3 dias, à região de Trás-os-Montes e Alto Douro. O Presidente foi recebido, a 5 de julho, pela Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé que se fez acompanhar dos Vereadores da Câmara Municipal e Presidente da Assembleia Municipal. No largo de S. Sebastião Marcelo Rebelo de Sousa tinha também à sua espera um “banho de multidão”. Muitos foram o que quiseram cumprimentar, abraçar e conhecer de perto o Presidente da República. Na altura foi descerrada, no exterior da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, uma placa alusiva à visita. O grupo de Bombos de Alfândega da Fé e o Grupo de Concertinas de Sambade acompanharam o percurso do Presidente até ao largo de S. Sebastião. Neste local, em frente à Casa da Cultura, Marcelo Rebelo de Sousa assistiu à leitura encenada da Carta de Foral de Alfândega da Fé, pelo grupo de teatro de Alfândega da Fé e Filandorra e, pode ouvir o Hino de Alfândega Interpretado pelo Grupo de Cantares de Alfândega da Fé. A Orquestra Juvenil de Alfândega da Fé e o Grupo de Cantares de Sambade também disseram presente nesta receção, interpretaram a “Canção do Mar” e o Castanheiro, respetivamente.

Do Programa constou ainda uma visita à exposição patente na Galeria de Exposição da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues. Os artistas que integram a exposição “Cerejeiras em Flor” e o curador desta, António Franchini, conduziu a visita. Uma forma de mostrar o esforço que tem vindo a ser feito pela autarquia na promoção e dinamização cultural do concelho, apostando na formação e apoio aos grupos culturais concelhios. A visita serviu também para a Presidente da Câmara, Berta Nunes, alertar para os riscos que podem pôr em causa o futuro do concelho. A autarca referia-se ao “despovoamento, envelhecimento da população, emigração e incapacidade de fixar jovens mesmo quando eles são cada vez mais qualificados”. Berta Nunes apelou a Marcelo que faça eco dos esforços da autarquia para reverter esta tendência, disse contar com o “ empenho e ajuda” do Chefe de Estado “na resolução deste problema que está a colocar em causa o futuro destas comunidades cuja história é tão antiga como a da Nação Portuguesa.” A autarca salientou que tal é um problema nacional dizendo não acreditar “que seja do interesse nacional, assistir ao despovoamento e desertificação de mais de metade do território nacional sem fazer nada. Berta Nunes reconheceu nos últimos tempos foram dados sinais positivos de vontade para combater este fenómeno com a criação da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, fazendo votos para que “essa Unidade de Missão faça o seu trabalho e esperamos que os governos implementem as medidas necessárias e que estas deem os resultados esperados.

13613127_1292028560825326_2870590369351085722_o
13575888_1292028554158660_389797151184722083_o