Histórias de Gentes Simples | Adaptadas para o Teatro

20 Out '16

O anúncio foi feito durante a apresentação do livro que decorreu a 19 de outubro na Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé. Algumas das histórias que integram a obra de Virgínia Azevedo, estão a ser adaptadas para Teatro. O resultado vai se apresentado durante a Festa da Montanha, que acontece a 5 e 6 de novembro em Sambade. A dramatização está a ser preparada pela Filandorra, Teatro do Nordeste em conjunto com o grupo de Teatro de Alfândega da Fé- TAFE.

Histórias de Gente Simples é um livro que retrata as vivências de um mundo rural da década de 60/70 do século XX. A obra compila um conjunto de 19 histórias, todas com um tronco comum: o dia-a-dia, os usos e costumes, as memórias de Sambade e das suas gentes aos olhos da autora, natural desta freguesia do concelho de Alfândega da Fé. Tal como escreve Francisco José Lopes no prefácio que acompanha a obra: “ A escrita de Virgínia Morais inspira-se de forma profunda nas recordações de infância sobre as vivências de uma determinada população, neste caso de Sambade, (…) caracteriza-se pela simplicidade linguística, capacidade criativa e ficcionista, descrição etnográfica e uso de vocabulário local, devendo acrescentar-se uma outra, não menos relevante, que é a construção de diálogos, permitindo que muitos desses textos possam ser facilmente adaptados à representação teatral (..)”. Para a Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes “ (…) as histórias deste tempo de pobreza e fome, de trabalhos agrícolas duros, mas também de festa, de partilha e entreajuda ficam bem retratadas nestas histórias contadas por quem as ouviu ou as viveu, como a autora.
Este é um testemunho para memória futura que a autarquia tem o maior prazer em apoiar.”

A edição é da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, empenhada em continuar a política de valorização e preservação da história e cultura locais, ao mesmo tempo que apoia e estimula a produção artística local. A edição desta obra permite preservar um património que já só vive nas memórias de alguns, daí que a autora tenha sido desafiada a continuar este trabalho, tornado públicas outras histórias com a edição de um novo livro.

Recorde-se que o livro Histórias de Gentes Simples foi lançado no passado dia 19 de agosto, numa sessão em Sambade, por altura da Festa em honra de Nossa Senhora das Neves.