Câmara reforça parcerias na saúde

27 Jan '17

Protocolo entre município ULSNE e LACSAF permite continuidade da Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos

O município de Alfândega da Fé celebrou com a Unidade Local de Saúde do Nordeste- ULSNE- e a Liga de Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé –LACSAF- um protocolo de colaboração tendo como objetivo reforçar e melhorar o apoio a doentes terminais no concelho. Com este protocolo os utentes que já beneficiavam do apoio proporcionado pela Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos da LACSAF vêm a continuidade deste apoio assegurada. Para além disso, esta parceria vai permitir que este serviço seja alargado a mais pessoas.

Com a celebração deste protocolo estabelecem-se as parcerias necessárias para o atendimento integrado e multidisciplinar a doentes em fim de vida. Num concelho que se debate com o problema do envelhecimento populacional, aumenta também a necessidade de adequar e melhorar as respostas aos problemas que daí advêm. A Unidade de Apoio Domiciliário surge nessa ótica e o estabelecimento de parcerias nesta área são para a Câmara de Alfândega da Fé entendidas como fundamentais para melhorar respostas e otimizar recursos. Uma resposta de proximidade e humanizada que vai ao encontro das necessidades dos doentes e respetivas famílias. A prestação de cuidados paliativos ao domicílio permite garantir a permanência destes doentes nas suas casas, substituindo ou retardando a institucionalização. Um serviço de extrema importância que vem suprir a falta de respostas nesta área, contribuindo para proporcionar a melhor qualidade de vida possível a estes doentes e famílias.

Esta cooperação prevê que Unidade Domiciliária de Cuidados Continuados existente em Alfândega da Fé passe a integrar o departamento de Cuidados Continuados da ULSNE. Para além de outras questões a ULSNE ficará responsável pela coordenação clínica do projeto e disponibilização de serviços médicos com formação avançada em cuidados paliativos, a Câmara Municipal fornecerá apoio financeiro anual necessário e a LACSAF disponibilizará os serviços de enfermagem, psicologia, assistente social e fisioterapeuta.