Festival de Teatro arranca a 5 de março com a presença de José Luís Peixoto

02 Mar '17

À Manhã, de José Luís Peixoto, é o primeiro espetáculo a subir ao palco da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues no âmbito do Festival de Teatro, que começa no próximo domingo em Alfândega da Fé. A iniciativa conta com a presença do autor, José Luís Peixoto, que vai estar em Alfândega da Fé para a abertura do Festival. O escritor vai estar, a partir das 14h30, à conversa com as gentes da terra numa tertúlia que incluirá também uma sessão de autógrafos.

Escrita em 2005 e publicada em 2007 no livro intitulado Cal, uma coletânea de crónicas, poemas e teatro, À Manhã retrata o quotidiano do mundo rural. Adaptada ao palco transmontano pela Filandorra-Teatro do Nordeste, a peça regressa à Casa da Cultura, cinco anos depois da sua estreia neste espaço cultural. À Manhã é resultado de um residência artística que a companhia de teatro realizou durante 2011 no concelho. Ao longo de cerca de 2 meses, a Filandorra percorreu o concelho num contacto direto com os idosos, com o seu modo de vida, o seu linguajar próprio num processo dinâmico para a construção de personagens e de todo o ambiente cénico que serve de base ao espetáculo. O resultado é uma obra adaptada à realidade local, mas que é também um alerta para problemas como o despovoamento e envelhecimento da população.

É com esta temática que tem tanto de preocupante como de atual que se dá início à 4ª edição do Festival de Teatro de Alfândega da Fé. A iniciativa é organizada pela autarquia local e durante os domingos do mês de março vai levar o teatro à Casa da Cultura Mestre José Rodrigues. Depois de À Manhã, segue-se, a 12 de março, Só Visto, uma produção do Fórum Boticas, a 19 de março A Birra do Morto, levada à cena pela T'Amaranto e a 26 de março Bailado Russo, pelo Teatro Experimental Flaviense.