Site da Câmara Premiado | Alfândega da Fé em 1º lugar no ranking de Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização dos sites das câmaras municipais

10 Mai '17

Alfândega da Fé ficou classificada em 1º lugar no ranking relativo ao critério Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização do seu site, numa distinção feita pelo GÁVEA – Observatório da Sociedade da Informação, da Universidade do Minho, no passado dia 5 de maio. O 1º prémio foi atribuído a Alfândega da Fé na cerimónia de apresentação púbica dos resultados da 9ª edição do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais 2016 (Ipic 2016) que decorreu na sede da Microsoft Portugal, em Lisboa.

A sessão de atribuição de prémios contou com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, dos responsáveis da Microsoft Portugal (parceiros nesta iniciativa) e da equipa do GÁVEA (Universidade do Minho).

O GÁVEA estuda e avalia a presença na Internet das 308 Câmaras Municipais Portuguesas estabelecendo um ranking nacional de acordo com 4 critérios: Conteúdos-Tipo e Atualização; Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização; Serviços Online e Participação. No segundo critério, “Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização” dos sítios Web das câmaras municipais são analisados treze indicadores relacionados com a qualidade da utilização dos sítios Web, nomeadamente o posicionamento nos motores de busca, o tempo de carregamento da página, a acessibilidade através de diferentes sistemas operativos, navegadores e dispositivos móveis, a acessibilidade para cidadãos com necessidades especiais, a qualidade da navegação e a existência e funcionalidade do motor de busca interno.

Alfândega da Fé obteve a melhor classificação, posicionando-se em 1º lugar no ranking relativo a este critério, seguindo-se em 2º lugar a Câmara Municipal de Tabuaço e a Câmara Municipal de Águeda em ex aequo no 3º lugar com as Câmaras de Macedo de Cavaleiros, Odemira, Santo Tirso, Sines, Vila Flôr e Vimioso. Destaque ainda para a subida de Alfândega da Fé no ranking global do Ipic 2016, da 214º posição para a 12º, subindo 202 lugares desde a última avaliação no ano 2014. Uma melhoria significativa da presença na internet do município de Alfândega da Fé que se reflete também na categoria Municípios Pequenos, onde ocupa os lugares cimeiros, obtendo o 5º lugar de entre os 185 municípios com menos de 20 000 habitantes.

O relatório integral pode ser consultado aqui.

20170505_112750
20170505_123024