Inauguração | Escola Primária da Parada transformada em residência para seniores

29 Mai '17

A escola primária da Parada foi transformada numa residência para seniores. A inauguração do espaço acontece no próximo dia da criança mas são os idosos quem mais vai beneficiar desta valência. No edifício que antes acolheu as gerações mais jovens nasce agora uma estrutura residencial para pessoas idosas.

No próximo dia 1 de junho vai ser inaugurada a Residência Sénior na aldeia de Parada, em Alfândega da Fé. Trata-se de um equipamento social que conta já com 14 residentes permanentes com uma média de idades a rondar os 85 anos e que procura dar uma resposta de proximidade num território cada vez mais envelhecido. O objetivo é acolher idosos e prestar-lhes o apoio de que necessitam, mantendo-os próximos das pessoas e locais que sempre conheceram. Esta valência integra ainda uma vertente de turismo para seniores, reservando vagas para idosos que aqui pretendam passar férias ou uma temporada, num ambiente calmo e familiar.

Uma resposta de proximidade criada pela Associação Para o Apoio Social de Parada e pelo Município de Alfândega da Fé, com o apoio do Fundo do Baixo Sabor. Um investimento de cerca de 500 mil euros que permitiu a criação de 8 postos de trabalho na localidade de Parada. Recentemente, a Associação conseguiu firmar acordo coma Segurança Social no âmbito das respostas sociais para pessoas idosas, conseguindo assim melhores condições para a sustentabilidade desta valência.

A inauguração oficial da Residência Sénior acontece um ano após começar a receber os primeiros beneficiários e numa altura em que se consolidam as parcerias estratégicas da Associação. O momento contará com a celebração de uma missa, ministrada pelo Bispo da Diocese Bragança Miranda, natural desta freguesia e com uma visita guiada às instalações, onde se inclui a lançamento do website da Associação.

PROGRAMA:

17H00 - Sessão de abertura