Abastecimento de água | Rede das freguesias do sul do concelho vai ser requalificada

18 Ago '17

O abastecimento de água às freguesias de Gouveia, Cabreira, Ferradosa e Picões vai ser melhorado e requalificado. A autarquia efetuou uma candidatura aos fundos comunitários (Portugal2020/POSEUR) que vai permitir abastecer estas quatro aldeias através da ETA de Sambade. Um investimento de mais de 600 mil euros que tem início previsto para outubro/novembro.

Atualmente o fornecimento de água nestas localidades do sul do concelho é feito através de captações próprias (furos artesianos) que implicam custos elevados para a sua manutenção. Para além disso verificam-se períodos de interrupção, deixando a população sem água.

Atenta a este problema, a autarquia efetuou uma candidatura para a requalificação do abastecimento de água que vai permitir a construção de um novo reservatório na Serra da Gouveia e a criação de um circuito de abastecimento ligado à ETA de Sambade. Paralelamente vai ser implementado um sistema de monitorização dos consumos das redes de abastecimento, permitindo uma melhor gestão dos recursos hídricos e melhorar a eficiência do fornecimento de água à população. Um conjunto de intervenções que vão melhorar a qualidade da água e diminuir os custos com a sua distribuição.

As obras de requalificação têm início previsto em outubro/novembro e o prazo de execução de um ano.