Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Abertas Candidaturas para Reabilitação Urbana

Reabilita  o urbana 1 1024 2500
14 Nov '17

Estão abertas as candidaturas aos apoios no âmbito do IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro Reabilitação e Revitalização Urbana. Trata-se de um instrumento financeiro, criado no âmbito do Portugal 2020, destinado a apoiar investimentos em reabilitação urbana, disponibilizando apoios para a realização de obras nos edifícios das áreas de reabilitação urbana (ARU) das zonas históricas dos municípios.

Em Alfândega da Fé, a ARU integra um conjunto urbano que necessita ser intervencionado com vista à preservação da identidade desta vila, impedindo que venha a ser descaracterizada por intervenções avulsas. A zona antiga está integrada nessa área e tem vindo a ser alvo de reabilitação por iniciativa da autarquia. Através desta linha de apoio disponibilizada pelo IFRRU 2020, também os proprietários particulares de edifícios integrados nessa área, que pretendam efetuar investimento na reabilitação, poderão beneficiar desta medida. Os apoios são concedidos através de produtos financeiros de dois tipos, empréstimos e garantias, havendo ainda a possibilidade de usufruírem de benefícios fiscais.

Os interessados podem consultar mais informação aqui, através do site Portal da Habitação  ou na Divisão de Urbanismo da Câmara Municipal de Alfândega da Fé.

Recorde-se que os proprietários de imóveis situados na zona antiga da vila, podem recorrer a estes apoios para realizarem obras de reabilitação nos edifícios mas, para a concretização dos financiamentos, é necessária a emissão de um parecer técnico da Câmara Municipal, requerido na Divisão de Urbanismo e Ambiente.

O município prestará também apoio no enquadramento e acompanhamento das candidaturas, tendo designado para o efeito os seguintes serviços e técnicos:

Enquadramento das operações de reabilitação
- Entrada e encaminhamento do pedido de enquadramento - Divisão de Urbanismo e Ambiente;
- Análise e emissão do parecer a ser comunicado a EG do IFRRU - Ponto focal do município: Arq. Fernando Antunes.
Os interessados podem consultar mais informação aqui.
ou dirigirem-se à Câmara Municipal de Alfândega da Fé, ao atendimento da Divisão de Urbanismo.

  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem