Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Projeto LIFE ADAPTATE | Município de Alfândega da Fé vai implementar ações piloto no âmbito da adaptação às alterações climáticas

Life adaptate 1 1024 2500
30 Jan '18

É no sentido de reduzir o impacto negativo das alterações climáticas no território que o Município de Alfândega da Fé vai implementar ações piloto no âmbito da adaptação às alterações climáticas. Em novembro foi dado o arranque oficial de um projeto que vai trazer para o concelho um investimento de cerca de 300 mil euros.

Através do projeto Life Adaptate – metodologia comum para o desenvolvimento de planos de ação para a energia sustentável e o clima - a autarquia pretende desenvolver um conjunto de ações, entre as quais se destacam a criação de áreas de sombreamento com integração de energias renováveis e a criação de um lago natural que promova o arrefecimento do ambiente, promova a irrigação de áreas agrícolas e que apoie o combate a incêndios florestais, para a melhoria da sustentabilidade ambiental do território, mitigando os impactos negativos das alterações do clima na região. Esta é, aliás,uma das prioridades do município que tem vindo a implementar medidas no sentido de alcançar uma maior sustentabilidade energética e ambiental no concelho.

Onze parceiros de diferentes regiões, entre os quais 3 portugueses (IrRADIARE e os municípios de Mértola e Alfândega da Fé), 6 Espanhóis (INFO que coordena o projeto, EuroVértice, CARM e os municípios de Águilas, Cartagena e Lorca) e 2 da Letónia (Ekodoma e município de Smiltene), comprometeram-se a trabalhar em conjunto de forma a encontrar uma metodologia comum não só para o desenvolvimento de Planos de Ação para a Energia Sustentável e o Clima (PAESC) nos três países, partilhando as suas experiências e conhecimento a esse nivel, mas também através da implementação de ações piloto adaptadas a cada realidade local.

Nos dias 14 e 15 de novembro de 2017 decorreu a reunião de arranque do projeto, numa cerimónia de apresentação realizada em Múrcia (Espanha) que contou com a presença das entidades parceiras. O projeto tem a duração de 4 anos e é cofinanciado pela Comissão Europeia, através do Programa Life.

  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem