Pastores de Alfândega da Fé vão receber apoio municipal para alimentação do gado

16 Fev '18

O Município de Alfândega da Fé vai atribuir um apoio municipal aos pastores do concelho para a alimentação do gado ovino e caprino. Uma medida que surge no sentido de atenuar os efeitos negativos da seca extrema na produção agro-pecuária do concelho e que se traduz na distribuição de alimento para os animais.

Cada produtor vai receber este apoio em função de critérios específicos que visam uma descriminação positiva para as situações de maior vulnerabilidade. Criadores de raças autóctones, com baixos rendimentos ou com elevada dependência de pastos e alimentação externos à exploração (encabeçamento CN/Ha) poderão ter uma majoração na quantidade de alimento atribuído.

A autarquia tem desenvolvido políticas de defesa e valorização do seu património rural, com grande enfoque na pastorícia. A comprovar estão o Encontro de Pastores e a Mostra de Ovinos e Caprinos que anualmente se realiza durante a Festa da Cereja, mas também o grande destaque que é dado a esta atividade no Centro de Interpretação do Território de Sambade.

Atendendo ao atual contexto de seca extrema, que continua a prolonga-se e que este inverno ainda não resolveu, o Município de Alfândega da Fé decidiu atribuir um apoio pontual aos pastores, para a alimentação dos seus animais. Em Alfândega da Fé existem mais de 8 mil cabeças de gado ovino e caprino que vão beneficiar deste apoio, que no total poderá chegar aos 15 mil euros.

As candidaturas a esta medida podem ser feitas junto do Gabinete de Apoio ao Produtor da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, de 19 de Fevereiro a 19 de março de 2018.

Mais informações:
Gabinete de Apoio ao Produtor |Edifício da Antiga Câmara Municipal – 1º andar