Empreendimento “Varandas de Trás-os-Montes” vai atrair investimento da diáspora para o concelho

11 Abr '18

No dia 10 de abril foi dado arranque a uma iniciativa pioneira em Trás os Montes, que vive das sinergias entre o sector público e privado. Implementado como projeto-piloto em Alfândega da Fé, pretende-se que seja o ponto de partida para atrair mais investimento para o concelho. Trata-se do empreendimento “Varandas de Trás-os-Montes “, um aldeamento turístico de 5 estrelas, com 17 moradias, inserido no complexo do Hotel&SPA. Um investimento de 10 milhões de euros, que vai permitir devolver o território à diáspora no Brasil. Metade das moradias já foram vendidas. A primeira  foi adquirida por Roberto Leal.

O grupo ALFANDEGATUR, grupo privado detentor do Hotel&SPA , em parceria com a Câmara Municipal de Alfândega da Fé delineou uma estratégia para, por um lado, devolver o território à diáspora e por outro atrair investimento, fixando empresas que se queiram internacionalizar e criando postos de trabalho. É que para além do arranque deste projecto, o momento foi aproveitado por Berta Nunes, Presidente da Câmara Municipal, para apresentar outras iniciativas de captação de investimento privado para o concelho.

O empreendimento “Varandas de Trás-os-Montes” funcionará como uma alavanca para que a diáspora no Brasil possa internacionalizar a sua empresa. A autarquia vai disponibilizar terrenos na zona industrial para empresas que aí se queiram instalar e que criem no mínimo 20 postos de trabalho. Para além disso será dado apoio aos investidores no que diz respeito a licenciamento, formação ou realização de candidaturas a fundos comunitários, entre outras. Medidas que pretendem tornar o território atractivo para empresários e investidores privados.

Neste momento, já está em negociação a captação de duas empresas brasileiras, uma no sector têxtil, que diminuirá o elevado desemprego feminino existente no concelho e outra na área agro-alimentar.