Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Depois
Depois

Rota da Arte Urbana

A vila de Alfândega da Fé possui, hoje, um assinalável conjunto de esculturas e painéis cerâmicos de arte contemporânea espalhados por vários espaços públicos.

Trata-se de um verdadeiro “Museu ao ar livre” que pode ser visitado qualquer hora, em qualquer dia da semana, resultante de um conjunto de Simpósios de Escultura e Pintura promovidos pela Câmara Municipal em conjunto com a Cooperativa Árvore. As obras de arte foram distribuídas por vários espaços urbanos, há locais onde se podem encontrar obras executadas em momentos diferentes. É o caso do Parque Verde, situado no centro da vila, aqui estão 5 das 15 esculturas. É daqui que lhe propomos que inicie o roteiro pela Arte Urbana de Alfândega da Fé. 

I Simpósio de Escultura em Pedra (2002)

Arte Urbana em Espaço Público

O primeiro Simpósio de escultura em Pedra decorreu em 2002 sob o tema “Arte Urbana em Espaço Público” para além das cinco esculturas resultantes do trabalho de artistas como Alípio Pinto, João Antero, José Esteves, Rui Matos e Vítor Ribeiro foram efectuados 4 painéis cerâmicos, da autoria de José Rodrigues e José Emídio que hoje podem ser observados no Mercado Municipal.

II Simpósio de Escultura em Pedra (2003)

“Da Água e das Fontes”

“Da água e das Fontes” foi o tema que inspirou os cinco escultores que participaram no II Simpósio. Conceberam 5 fontes que hoje podem ser observadas no parque verde, no largo no mercado municipal, e zona velha da vila.

III Simpósio de Escultura em Pedra (2004)

“Paisagem Urbana e Memórias”

Jorge Pé-Curto, Moisés Preto Paulo, Luísa Perienes, Rui Matos, Pedro Fazenda passaram as memórias da terra para a pedra e a partir de 2005 Alfândega da Fé viu o seu património engrandecido com a obra que deixaram os escultores participantes do III Simpósio de Escultura sob o título “Paisagem urbana e Memórias”

I Simpósio de Pintura (2005)

“4 Olhares sobre Alfândega”

Em 2005 a pintura foi o mote para “4 olhares sobre Alfândega”, que resultaram num painel de enormes proporções que está instalado na zona da Biblioteca Municipal. Composto por mais de 8 mil azulejos. Mural composto por trabalhos de:
Alberto Péssimo, Américo Moura, Pedro Rocha e Rogério Ribeiro.

  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo