Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Passear pela Serra

Com os seus 1200 m de altitude a Serra de Bornes sempre foi a fiel guardiã do concelho. A proposta passa por descobrir as gentes e localidades que cedo encontraram nas terras da Serra Monte –Mel, também assim designada, o seu sustento.

Aventure-se pelos trilhos de montanha, desça até à aldeia de Sambade, enquanto explora a fauna e flora local e descubra uma das freguesias mais populosas do concelho.

Aqui pare para visitar a Igreja Matriz, monumento classificado como de interesse público. Prossiga viagem em direcção a Alfândega da Fé, antes pare na Barragem da Esteveínha situada no centro da maior plantação de cerejais existente no concelho. Se passar por aqui entre Maio e Junho vai descobrir porque é que a cereja de Alfândega tem qualidade reconhecida e é uma das imagens de marca do concelho. Aproveite e dê um salto até à Festa da Cereja que se realiza, anualmente, na primeira quinzena de Junho.

Caso tome a direcção da Freguesia de Soeima, não se esqueça de visitar a Igreja Matriz. Se for no Outono aproveite para “rilhar” umas castanhas enquanto segue pela Estrada Nacional até à Freguesia de Gebelim, faça uma pausa durante o trajecto para apreciar um percurso paisagisticamente espectacular. Em Gebelim merece destaque o Santuário de S. Bernardino de Sena, uma construção que desde o século XVIII se assume como local de culto e devoção das populações locais.

  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem