Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Depois
Depois

Social HUB TMAD

O Social HUB é um conceito inovador que agrega visões e esforços de vários parceiros para encontrar respostas sociais adequadas às fragilidades de uma comunidade.

Imagine vários parceiros e instituições a trabalharem no terreno para encontrar repostas para problemas sociais de uma comunidade. Agora… imagine-os a fazer esse trabalho, mas em conjunto! A partilhar conhecimento, competências e ferramentas. Imagine-os a cooperar entre si, aumentando a eficiência e eficácia de cada um em particular e de todos coletivamente. Imagine-os a colaborar na criação de respostas criativas e inovadoras, mais coerentes e sólidas.
Este exercício faz todo o sentido, mas sabemos que nem sempre é assim. Muitas organizações mantêm-se “orgulhosamente sós” a trabalhar no terreno, construindo muros em vez de pontes e aumentando o fosso com a restante comunidade - diminuindo o seu poder de impacto.


O Social HUB da Fundação EDP propõe uma metodologia de trabalho em rede entre vários parceiros de um território determinado que, através de um esforço articulado, dinamizam projetos e iniciativas e constrói uma nova forma de trabalhar “em”, “com” e “para” a comunidade.

Após um diagnóstico e estudo rigoroso das necessidades dos concelhos inseridos nas zonas de baixa densidade do interior e norte de Portugal, foram identificados os concelhos de Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo – dois concelhos com um perfil demográfico e de necessidades muito idêntico. A este HUB designamo-lo de Social HUB TMAD.


O desafio lançado com o Social HUB TMAD a ambos os municípios foi o de diluírem fronteiras, trabalharem juntos os problemas diagnosticados e, em conjunto, gerarem soluções integradas, criativas e colaborativas. O Social HUB TMAD está a ter efeitos muito positivos e podemos dizer que a sua implementação está a alcançar (se não superar) os resultados previstos.


As ações realizadas pelo HUB TMAD consubstanciaram-se ao longo destes meses em reuniões, formações, diagnósticos participativos, apresentações de potenciais parceiros externos e implementação de projetos. Das atividades promovidas, destacam-se as respostas a problemas diagnosticados, como disponibilização da Colónia de Férias da Árvore a um grupo de alunos de 5º e 6º ano de Alfândega da Fé (2 dias preenchidos com diversas atividades, que permitiram ao grupo conhecer novas realidades ) e a formação da Operação Nariz Vermelho (destinada a técnicos e professores dos agrupamentos locais).

 

  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo