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Sistema de Gestão da Qualidade, Segurança e Ambiente

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consiste na avaliação por um Organismo acreditado, atestando que a instituição cumpre os requisitos da norma internacional ISO 9001, e que incorpora nas suas atividades importantes princípios de gestão, como a focalização nos munícipes, a liderança, o envolvimento dos trabalhadores e a melhoria contínua. A produtividade da instituição é reforçada pela reorganização dos processos e a imagem da autarquia é fortalecida pelo prestígio associado à certificação.

Atualmente, a Administração Pública está a libertar-se da clássica postura estática e hierárquica (onde se chefiava mandando), adotando uma postura dinâmica e matricial, direcionada para os resultados. É aqui que o SGQ se assume como ferramenta de gestão.

“ALFÂNDEGA DA FÉ COM QUALIDADE”

O SGQ foi certificado (Norma ISO 9001:2008) pela SGS no início de 2013, abrangendo os serviços: Empreendedorismo; Licenças Administrativas; Urbanismo; Obras; Águas e Saneamento; Ambiente; Proteção Civil e Florestas; Biblioteca; Ação Social, Educação e Desporto; Cultura e Turismo; Medicina Veterinária.

Este facto atesta o empenho da autarquia na organização interna dos serviços municipais, com reflexos no atendimento, na sistematização de procedimentos, na diminuição dos prazos de resposta e na transparência da informação — estando implementada uma verdadeira cultura de melhoria contínua, baseada na monitorização dos processos e na análise crítica dos resultados dos indicadores, com o foco na motivação dos trabalhadores e na satisfação dos munícipes.

PRESENTE E FUTURO DO SGQ

O SGQ do Município está a evoluir. No início de 2016 foi renovada a certificação, sendo pioneiro a nível nacional na obtenção da certificação com base na Norma ISO 9001:2015 (a nova Norma acentua a tónica na liderança, nos stakeholders e na abordagem pelo risco/oportunidades). Está também implementado a Norma da Segurança (OHSAS 18001:2007) e a Norma do Ambiente (NP EN ISO 14001:2012).

O Município de Alfândega da Fé exerce esta nova visão da gestão municipal, mais próxima das pessoas, e alinhada com a “sociedade da informação”, respondendo com uma Administração Pública moderna, com serviços municipais que são, cada vez mais, para o cidadão e do cidadão.

A “Arquitetura” do SQSA

Para uma melhor facilidade de consulta, o SQSA é composto por vários instrumentos de apoio às diferentes atividades, que se subdividem em partes distintas. Não obstante, cada uma delas tem pontos de contacto e uma articulação estreita, perfazendo um todo coerente no SQSA. Assim, o Sistema, no que se refere à sua estrutura documental, é composto por 5 partes perfeitamente distinguíveis e contém todo o suporte documental.

  • Parte I (Certificado de Conformidade, MQSA, atas de Revisão pela Gestão);
  • Parte II (Processos: caraterização e monitorização);
  • Parte III (Procedimentos e IT’s);
  • Parte IV (Outros manuais e Bases de Dados: inclui base de dados de legislação);
  • Parte V (Newsletter e Notícias)
  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

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