Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Depois
Depois

Vencer o tempo nas 7 Cidades em Alfândega da Fé

Com a assinatura de um protocolo, a 7 de Dezembro de 2010, com a Associação Vencer o Tempo, Associação para a Educação e Prevenção da Saúde, a Câmara Municipal de Alfândega da Fé adere como fundadora no projecto “Vencer o Tempo nas 7 Cidades”.
 
Este projecto tem como um dos objectivos sensibilizar e implementar o conceito “Cidade Amiga dos Idosos”, em tudo o que implica a melhoria das condições de vida dos mais velhos nas mais variadas áreas.
 
A primeira fase do processo iniciou-se com a auscultação dos mais idosos no sentido de perceber qual o seu grau de satisfação ao nível do concelho de Alfândega da Fé em diversas áreas (espaços exteriores e edifícios, transportes, habitação, participação social, respeito e inclusão social, participação cívica e emprego, comunicação e informação e serviços comunitários e de saúde), de acordo com temas de verificação definidos pela Organização Mundial de Saúde).
 
Foi realizada uma acção de sensibilização destinada a jovens do 10º e 11º ano para aderirem ao projecto, seguida da auscultação do grau de satisfação com 2 focus group de 15 pessoas cada, com 65 ou mais anos.

A segunda fase, com uma intervenção ao nível intergeracionalidade, pretende sensibilizar os mais jovens para a participação no Projecto através de voluntariado. O projecto pretende ser uma referência na sociedade, em relação aos valores sociais que defendemos e que precisamos de voltar a implementar, de forma inovadora, aliando, harmoniosamente, o meio e o indivíduo, num registo intergeracional.
 
O objectivo é que os jovens que obtêm a formação “adoptem” dois idosos que vão acompanhar durante dois anos.
O Projecto tem como objectivo uma verdadeira interacção entre as faixas etárias. Os jovens vão ser os responsáveis pela criação e manutenção de laços de afecto e solidariedade com os mais velhos, de quem vão “cuidar” através de palavras e de gestos de amizade e respeito. Os seniores serão responsáveis por captar o interesse dos mais novos para a sua experiência, para as suas histórias de vida, aumentando assim os conhecimentos, mas também outras capacidades como a atenção, a memória e a tolerância dos mais jovens.
Neste projecto, direitos e deveres estarão lado a lado, numa luta pela preservação dos valores e da memória patrimonial que os mais velhos guardam.
 
Aderiram ao projecto 18 idosos e 10 jovens residentes no concelho de Alfândega da Fé.
 

 "A Moda Não tem Idade"

Na página da RTP no sítio do Portugal em directo Reportagem sobre o desfile "A Moda Não tem Idade" na 1ª parte do programa de 16 de dezembro ao minuto 12:54   Click aqui

No seguimento do projecto 7cidades segue em anexo links em que podemos ver os nossos jovens e idosos no programa Praça da Alegria do dia 15-05-2012.

http://www.rtp.pt/multimediahtml/video/praca-da-alegria/2012-05-15/4parte    -  a partir do minuto 3.21 

 http://www.rtp.pt/multimediahtml/video/praca-da-alegria/2012-05-15/6parte  - minuto 5 

 pagina no facebook

Momentos:
  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo