Barquinhos de Alfândega “no Ponto” | Bolos selecionados para projeto que visa divulgar doçaria portuguesa

07 Jun '16

Chama-se “no Ponto” e é um projeto que pretende fazer um roteiro gastronómico da doçaria portuguesa. Por enquanto só ainda está online, mas o objetivo final é transformá-lo em livro. Uma edição bilingue na qual vão constar os Barquinhos de Alfândega da Fé.

A receita destes bolos perde-se na memória do tempo, mas os responsáveis pelo projeto não lhe ficaram indiferentes. Fizeram-se ao caminho e vieram provar os famosos Barquinhos de Alfândega da Fé. Do trabalho resultou um vídeo onde a reconhecida doceira Raquel Pimentel dá voz a uma receita passada de geração em geração. A ela juntou-se Vírginia Valpereiro que, atualmente, se dedica à produção e comercialização destes doces. Uma forma de divulgar e potenciar este doce concelhio, que tem na sua base um dos produtos característicos do concelho: a amêndoa. Esse também é um dos objetivos do projeto "no Ponto", ou seja, fazer a recolha e divulgação de doçaria resultante da utilização de produtos endógenos. A Câmara Municipal de Alfândega da Fé não ficou indiferente a este desafio, considerando que o apoio a projetos desta natureza se assume como uma mais-valia não só no campo da promoção como também da preservação da cultura local. Para além disso, assume-se como um complemento ao trabalho efetuado pela autarquia neste campo. Recorde-se que no concelho existem duas unidades licenciadas para a produção de bolos. Os Bolos Sabor têm não só nos Barquinhos como também nos Rochedos de Alfândega da Fé uma das suas principais especialidades. Nos Bolinhos da Bela podem encontrar-se especialidades regionais como os económicos ou os “Ss”.

Estas duas micro-empresas surgiram de um programa de estímulo e apoio à criação do próprio emprego desenvolvido através do Gabinete Municipal de Apoio ao Produtor. Garante-se assim a continuidade dos bolos típicos do concelho ao mesmo tempo que se faz dos produtos endógenos factores de desenvolvimento económico.

Aconselha-se a quem quiser provar estas especialidades que entre em contacto direto com as doceiras.

Bolos Sabor

• Proprietária | Virgínia Teniz Valpereiro