1 milhão de Euros para a Regeneração Urbana | Primeira fase já arrancou

03 Abr '17

Estão a decorrer as obras de reabilitação do espaço público-centro que abrangem a ligação da zona envolvente à Torre do Relógio, até à Praça do Município. Esta é a primeira fase de um projeto que a Câmara quer concretizar até 2020 e que prevê a requalificação de toda a zona histórica da vila e a recuperação e adaptação de edifícios, ganhando condições para a potenciar a atratividade e dinamizar esta zona da sede do concelho.
Um projeto ambicioso que até ao momento já tem garantido o financiamento de 1 milhão de euros. Verba que a autarquia espera ver reforçada, com a reprogramação do Portugal 2020. É neste sentido que a Câmara tem vindo a trabalhar. Só assim será possível concretizar investimentos previstos como a recuperação do Lagar D'El Rei, da Escola "Adães Bermudes" ou da antiga Escola Pré-primária e reabilitar o espaço Público com a requalificação de arruamentos, definição de zonas pedonais, criação de novas infraestruturas elétricas, de abastecimento de água, de drenagem de águas residuais e pluviais. É isso que está a acontecer na área que, atualmente, está a ser alvo de intervenção.

Este projeto de Reabilitação do Espaço Público Centro-Fase I é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Um investimento de mais de meio milhão de euros, financiado em 85%.

A segunda fase desta intervenção prevê a reabilitação da Casa do Arcebispo José de Moura, adaptando-a para um espaço ao serviço da cultura e do turismo.
Estas intervenções vão ao encontro de outras obras que a Câmara tem vindo a efetuar com o objetivo de requalificar e dinamizar a sede do concelho. São disso exemplo a reabilitação da Torre do Relógio e zona envolvente e a reabilitação da zona central da vila que criou outras condições de atratividade e mobilidade nesta área.

Uma aposta na qualidade de vida da população, mas também na criação de zonas de atratividade que podem ter reflexos noutras áreas que a Câmara quer ver desenvolver, nomeadamente a turística.

área de intervenção