Inovação Social | Alfândega da Fé como exemplo de boas práticas

04 Abr '17

Projeto de promoção do envelhecimento ativo esteve em destaque n 4.ª conferência de Gaia. A Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes, foi uma das oradoras convidadas da 4ª conferência de Gaia dedicada à temática da Inovação social, que decorreu no dia 31 de Março. Os Desafios da Inovação social no Poder local foi o tema abordado pela autarca. Berta Nunes levou ao Centro Paroquial de Santo André, Canidelo o projeto desenvolvido pela Câmara Municipal para a promoção do envelhecimento ativo.

As políticas implementadas pela autarquia são apontadas como exemplo a seguir quando a questão é preparar e adaptar os territórios para os novos desafios trazidos pelo envelhecimento populacional. “Alfândega da Fé pretende ser uma “Comunidade Amiga dos Idosos”, promovendo o envelhecimento ativo através da criação de condições de saúde, participação e segurança, de modo a reforçar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem. Uma “comunidade” amiga das pessoas idosas adapta as suas estruturas e serviços de modo a que estes incluam e sejam acessíveis às pessoas mais velhas com diferentes necessidades e capacidades”, referiu a autarca.

Esse mesmo projeto já lhe valeu a distinção, em 2016, como Município do Ano da Região Norte com menos de 20 mil habitantes. O programa de promoção do envelhecimento ativo assenta na implementação dum conjunto de respostas de proximidade, traduzidas em apoio psicológico, sessões de reabilitação psicomotora, serviço de enfermagem, mas também na promoção da participação fazendo dos seniores agentes ativos na implementação de medidas que visam melhorar a sua qualidade de vida. São disso exemplo a criação do do grupo informal Jovens de Outrora mas também do Conselho Municipal e Orçamento Participativo Sénior. A Universidade Sénior de Alfândega da Fé, a Unidade Móvel de Saúde, o desenvolvimento de atividades lúdicas são outras das iniciativas que merecem, destaque neste campo. O que é facto é que no terreno está implementada uma rede de apoio aos seniores resultado de um trabalho colaborativo, em parceria com outras instituições.

Um projeto que ganha em inovação e diferenciação uma vez que tem por base um estudo de diagnóstico das necessidades da população sénior do concelho e proporciona, a esta população, os serviços de uma equipa técnica multidisciplinar especializada, que intervêm de forma individualizada e de acordo com as necessidades que cada idoso apresentou aquando da avaliação preliminar.

Projetos em destaque na 4.ª Conferência de Gaia, uma organização da Câmara Municipal de Gaia em parceria com o Jornal de Notícias.

Consulte a apresentação aqui