Concurso Nacional de Leitura - Alunos do Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé participam na 16ª edição.

03 Mai '23

Alfândega da Fé participa na Fase Intermunicipal da CIM – Terras de Trás-os-Montes do Concurso Nacional de Leitura

Esta é a 16ª edição deste concurso, promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede de Bibliotecas Escolares e os Municípios da CIM-TTM. A organização, deste ano, esteve a cargo da Biblioteca Municipal A. M. Pires Cabral de Macedo de Cavaleiros.

O Concurso Nacional de Leitura (CNL) tem como objetivo principal estimular o gosto e o prazer da leitura, melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura, tendo como destinatários os alunos dos1.º, 2.º, 3.ºciclos do ensino básico e do ensino secundário.

A Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura da Comunidade Intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes é constituída por duas etapas, a saber, a prova escrita e a prova oral de palco.

A prova escrita, em formato online, e de carácter eliminatório, foi realizada no dia 19 de abril de 2023, na biblioteca escolar da EB2,3S de Alfândega da Fé, sendo supervisionada pelo responsável da Biblioteca Escolar, Norberto Veiga e pela responsável da Biblioteca Municipal, Ana Gonçalves.

Nesta prova participaram os seguintes alunos, por nível de ensino:

2ºCiclo:

Afonso Miguel Pereira Franco

Ana Margarida Penarroias

Marcela Silva Coelho

3ºCiclo:

Rodrigo Manuel Silva Alves Velho

Secundário:

Beatriz Mitreiro Fernandes

Matilde Sofia Ferreira

A prova oral teve lugar no dia 28 de abril no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros. Ficando apurados, com a melhor classificação na prova escrita, 4 alunos de Alfândega da Fé. A final Intermunicipal contou também com momentos de convívio e animação cultural.

Ao associar-se a esta iniciativa, Alfândega da Fé, pretende contribuir para a promoção do livro e da leitura, valorizando a sua importância no desenvolvimento de competências de cidadania e participação ativa na sociedade.

Damos ao parabéns aos/às alunos/as que participaram no CNL.