Alfândega da Fé celebra o Feriado Municipal

04 Mai '23

No próximo dia 8 de maio, Alfândega da Fé celebra o Feriado Municipal, assinalando 729 anos da atribuição da Carta de Foral ao concelho pelo Rei Dom Dinis. A autarquia vai assinalar a data com um programa comemorativo que exalta a cultura, o património e as gentes locais.

Às 9h00 será hasteada a Bandeira Municipal, no edifico Paços do Concelho, acompanhada pela Banda da Associação Musical de Alfândega da Fé. A tarde é preenchida com a abertura da exposição fotográfica “Alfândega da Fé, património, paisagens e gentes” de João Paulo Cabral e João Bernardo Cabral. Uma mostra composta por 26 fotografias, que representam paisagens, ofícios e património do concelho de Alfândega da Fé, ao longo de vários meses e de várias estações do ano. A Exposição será inaugurada às 15h30, na Galeria de Exposição Manuel Cunha, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues.

Às 17h30, segue-se mais um momento cultural. Desta feita a apresentação da Monografia do Concelho de Alfândega da Fé, de João Baptista Vilares, (1926), reedição da Câmara Municipal, com introdução e notas de Francisco José Lopes e deste autor, João Baptista Vilares - Notas Biobibliográficas, que se realiza no dia 8 de maio de 2023, às 17h30, no Auditório Manuel Faria da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues.

Recorde-se que a 8 de maio de 1294, Dom Dinis atribuiu a primeira Carta de Foral a Alfândega da Fé, data que a autarquia instituiu como Dia da Municipalidade em 2016.