CIT apresenta a Exposição de Fotografia “Olhar Autêntico”

26 Jun '23
De 29 de junho a 16 de agosto

De 29 de junho a 16 de agosto de 2023, o CIT – Centro de Interpretação do Território de Sambade/Alfândega da Fé, abre ao público a exposição de fotografia “Olhar Autêntico”.

“Olhar Autêntico” é a fusão de duas das exposições já conhecidas do público, a “Olhar o Território” e “Território Autêntico”, criadas entre 2015 e 2016, exclusivamente para enriquecer o espólio municipal. Destas, foram selecionadas as imagens com os pormenores mais singulares, as perspetivas mais distintas e as escolhas de lugares inigualáveis, compondo assim uma nova mostra de 24 fotografias.

“Fazer sentir” e “dar sentido” às gentes, à riqueza dos costumes e tradições, às paisagens e património que presenteiam com múltiplas experiências sensoriais, foi o mote para a (re) criação desta mostra, bastante atual, e dá a conhecer a quem visita o concelho a realidade territorial de Alfândega da Fé.

Os trabalhos apresentados são do fotógrafo profissional Pedro Colaço do Rosário, que abriu as portas do CIT em 2015 com a sua lente, através da exposição “Olhar o Território”, integrada no projeto “Olhar do Pastor” e, também, de vários fotógrafos amadores que participaram no “I Concurso de Fotografia CIT”, uma iniciativa promovida pela Município em 2016, que resultou depois na exposição “Território Autêntico”.

Imagens que retratam o melhor de Alfândega da Fé, desde a cultura representativa de uma identidade, ao património cultural material e imaterial, às paisagens, às tradições e aos costumes.

Os tempos mudam, mas a vontade de perpetuar no futuro aquilo que enriquece o presente e enaltece o passado mantém-se, e está ao dispor de todos.

Consulte aqui a Folha de Sala..