Alfândega da Fé cria núcleo de proteção aos idosos em situação de risco

09 Ago '23

O Conselho Local de Ação Social de Alfândega da Fé (CLAS), aprovou, no passado dia 9 de maio, a constituição de um grupo de trabalho com o objetivo de promover os direitos dos idosos e prevenir ou responder a situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde ou bem-estar da população idosa do concelho de Alfândega da Fé.

Num concelho com 1491 pessoas com 65 ou mais anos (Pordata, 2021), que vivem sozinhas ou com cônjuges de idade semelhante e a maior parte sem retaguarda familiar, e com as freguesias bastante dispersas, torna-se cada vez mais premente criar condições para promover os direitos do idoso e prevenir ou responder a situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde ou bem-estar desta faixa populacional.

Assim, a autarquia criou o Núcleo de Proteção à Pessoa Idosa de Alfândega da Fé (NPPIAF), composto por uma rede de entidades que atuam nas esferas da saúde, segurança e promoção dos direitos dos idosos.

Mais informação sobre o NPPIAF e como sinalizar uma situação de risco, aqui: https://www.cm-alfandegadafe.pt/pages/2044