Alfândega da Fé aprova proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem

23 Ago '23

Instituir o Dia Municipal da Juventude, dedicado à promoção do território e à integração dos jovens no concelho, com atividades lúdicas e desportivas, é o principal foco da proposta vencedora da edição 2023 do Orçamento Participativo Jovem de Alfândega da Fé.

Após uma paragem de alguns anos, a autarquia voltou a envolver os jovens num processo de tomada de decisão participativo e democrático. Na edição deste ano foram apresentadas cinco propostas válidas, que foram submetidas a votação em sede de Conselho Municipal da Juventude. A proposta mais votada foi aprovada pelo executivo municipal em Reunião de Câmara, no passado dia 8 de agosto, e será implementada em 2024.

Cerca de 5000€ do orçamento municipal vão ser alocados à proposta vencedora, apresentada por Lara Vilares, natural e residente no concelho de Alfândega da Fé, em representação de um grupo de jovens locais, que pretendem criar um conjunto de atividades no território e assinalar o Dia Municipal da Juventude.

Para a proponente, “Promover um dia da juventude num concelho do interior do país, revela-se de extrema importância, uma vez que grande parte dos jovens sonha com o dia em que sai (do concelho)”. Esta será uma forma de envolver os jovens com o território e incentivar à sua permanência no concelho através do aproveitamento das suas potencialidades.

Consulte aqui todo o procedimento do OPJ 2023.