Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

ECO XXI

O município de Alfândega da Fé, através do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), definiu como um dos objetivos: “Promover a Sustentabilidade (social, económica, ambiental)”, dado o elevado número de projeto e dinâmicas municipais associadas à sustentabilidade e à eficiência dos recursos locais. Neste âmbito surgiu a pertinente articulação com o projeto “ECO.XXI”.O “ECO.XXI” é promovido e dinamizado pela Associação Bandeira Azul da Europa, assegura os princípios da Agenda 21 e está direcionado para o reconhecimento das boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas pelos municípios o qual fica consubstanciado pela respetiva entrega ao município do Galardão ECOXXI (bandeira verde).

O “ECOXXI” pretende valorizar um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do desenvolvimento sustentável, alicerçados em 2 pilares: a educação no sentido da sustentabilidade; e a qualidade ambiental. Este conjunto de aspetos é materializado através de 21 indicadores (e sub-indicadores) que visam aferir progressos e estabelecer metas a atingir.
Por fim, a pontuação resultante da avaliação, atribuída a cada indicador, procura refletir o peso absoluto e relativo das componentes consideradas, visando a obtenção de um índice sintético e de fácil interpretação que se pode traduzir numa percentagem.

Estes indicadores são transversais aos serviços municipais, com maior incidência no Serviço de Ambiente da DU, e abrangendo também os serviços de Ação Social, de Empreendedorismo e de Cultura/Turismo da DDESC.

Para medir o grau de implementação do Projeto “ECOXXI” no Município de Alfândega da Fé, extrapolando/simulando o resultado global atingido face ao índice ECO XXI, conjugando ponderadamente todos os 21 indicadores do projeto, foi criado o seguinte indicador associado ao Objetivo n.º 5 do SGQ:
— “Taxa de Execução do Índice ECO XXI”, com a meta ≥ 50% e respetiva entrega do Galardão ECOXXI.

 


Calendário do ECOXXI 2015:

Data  Ação
Novembro de 2014 a Janeiro de 2015 Reuniões Comissão Nacional e revisão do Programa; preparação da candidatura 2015
27 de janeiro 2015 Reunião da Comissão Nacional
23 de fevereiro de 2015 Abertura das candidaturas e ação de formação
23 de fevereiro a 1 de junho de 2015 Período de Candidaturas ECOXXI 2015
Julho e agosto de 2015 Avaliação das Candidaturas pelos júris
Até 30 de setembro de 2015 Divulgação prévia dos resultados Esclarecimento de dúvidas aos municípios
Outubro de 2015 Cerimónia de Divulgação dos Resultados e Entrega dos Galardões ECOXXI 2015
Outubro a dezembro de 2015 Preparação do Programa ECOXXI 2016
  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem