Foi a pensar nos produtores locais que a autarquia de Alfândega da Fé repensou o espaço de Exposições para esta nova Edição da Festa da Cereja. Em destaque vão estar os produtores do concelho com a sua diversidade de produtos: queijo, enchidos, azeite, frutos secos, doces e compotas tradicionais, vinhos , turismo e onde não faltará a cereja. Mas há mais, o certame vai promover o lançamento de novos produtos e produtores dando ênfase ao que de melhor se produz em Alfândega da Fé.
São 5 zonas temáticas, personalizadas e mais atractivas, para 27 produtores de Alfândega da Fé, que nos dias 8, 9 e 10 de junho vão expor os produtos locais. A autarquia apostou este ano na renovação da tenda com 2100m2, criando ilhas para a mostra dos produtos locais e áreas diferenciadas para dar a conhecer o melhor de Alfândega da Fé e da região.
A diversidade de produtos é vasta mas as atenções voltam-se para a rainha da festa: a Cereja. Para o fruto que dá nome à Festa estão reservados 240 m2, distribuídos por 6 produtores da área de produção da Cereja de Alfândega da Fé. Recentemente foi feita uma candidatura a IGP (Identificação Geográfica Protegida), que inclui a produção e cereja do concelho e de algumas localidades limítrofes que estarão em destaque nesta edição da Festa da Cereja.
O momento vai ser aproveitado para o lançamento de novos produtos e produtores locais, é o caso do vinho “Cancela da Fonte Fria”, uma marca de vinho recentemente criada por Mário Cancela, um produtor local, que poderá conhecer no dia 8 de junho, pelas 19h30. Também um novo azeite vai ser lançado durante o certame. O Azeite “D. Maria do Carmo” da premiada Casa Aragão, de Alfândega da Fé, poderá ser apreciado no dia 8 de junho, pelas 18h00.
De 8 a 10 de junho a Cereja é a rainha, mas há mais produtos a conhecer e provar na Festa da Cereja de Alfândega da Fé.