O Conselho Municipal da Juventude é um órgão consultivo do Município instituído em 2010 com o objetivo claro de envolver os jovens nas dinâmicas sociopolíticas do concelho. Estimular a democracia participativa, dando voz ativa aos jovens, valorizando a sua participação e contribuição quer na implementação de medidas que venham a responder às suas aspirações e anseios, quer em processos de desenvolvimento do concelho, assumem-se como os principais objetivos deste órgão.
Para além desta vertente, o Conselho Municipal da Juventude é um espaço que fomenta o diálogo e o intercâmbio de experiências entre os vários agentes juvenis concelhios, estreitando a relação entre o associativismo juvenil concelhio e o município ao alargar a reflexão e a discussão sobre os assuntos que respeitam à juventude. Sob a monitorização e acompanhamento deste órgão foi implementado o Orçamento Participativo Jovem.
Em 2022, com o objetivo de dar uma nova dinâmica a esta missão e objetivos reconstituiu-se o Conselho Municipal da Juventude, tendo sido nomeados novos membros.
No dia 11 de fevereiro de 2022, reuniram-se pela primeira vez para discutir o Regulamento Interno, a Visão, Missão e Valores do Conselho Municipal da Juventude, e a nomeação de um membro representante para integrar o conselho municipal da educação.
Regimento do Conselho Municipal da Juventude