Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos facebook_icon play_icon instagram_icon

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Produtos Locais

Terra de solos férteis, de abundantes pastagens, de olivais, amendoais e soutos a perder de vista é também terra de gente trabalhadora que sempre soube tirar da natureza o sustento necessário. Atualmente, a atividade agrícola ainda constitui a maior riqueza do concelho. A economia local assenta, predominantemente, nas produções de azeite, castanha, cereja e amêndoa. São também comercializados produtos resultantes da transformação destas matérias-primas: doçaria confecionada à base de amêndoa, os licores tradicionais, as compotas, para além do fumeiro e queijo também típicos desta região. A produção de cereja, hoje bastante importante, vem apenas das últimas décadas, assumindo-se como um importante cartaz turístico do concelho, com a realização da Festa da Cereja.


Mas, para além deste apetitoso fruto existe, agora, o esforço da autarquia para potenciar outro tipo de produtos. Esforço que se vê traduzido no surgimento de cozinhas regionais, que se dedicam à transformação daquilo que as Terras de Alfândega produzem. Trata-se de pequenas unidades familiares, devidamente licenciadas, que souberam preservar o saber fazer tradicional e se dedicam à confeção de produtos tradicionais do concelho. São produtos com a marca chapéu Terras de Alfândega que atesta a origem e qualidade destas iguarias.

A autarquia tem apoiado os produtores na divulgação dos seus produtos através da realização de campanhas e ações de promoção digitais e físicas. Em baixo apresentamos os vídeos da campanha digital realizada em maio/junho de 2020, para os produtores locais que marcam presença na Festa da Cereja.

  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureMunicipio_de_Excelência-1Alfandega_da_Fe_Vila_educadora_PT-01_1Desperdíciologo2020_GG_ELOGESelo_Qualidade_Sénior_FINAL_page-0001Logo_PDAM_ano2019-05_(1)OPP_SeloComunidadesProEnvelhecimento_RGB_coreslogo_rede