“Grande Prémio das Cerejas - Luís Azevedo” em Alfândega da Fé no dia 9 de junho

20 Mai '24

Meia Maratona da Cereja dá lugar a prova de 10 km dedicada ao impulsionador do atletismo no concelho e traz de volta os Grandes Prémios realizados nos anos 80

A corrida mais deliciosa do país regressa este ano num novo formato. A Meia Maratona das Cerejas dá lugar a uma prova de 10 km, dedicada ao impulsionar do atletismo no concelho de Alfândega da Fé, recuperando os Grandes Prémios realizados nos anos 80 que foram a âncora da origem do certame Festa da Cereja. Assim, a 9 de junho, realiza-se o “Grande Prémio das Cerejas - Luís Azevedo”.

Trata-se de uma corrida de 10 km pelos mais emblemáticos locais de Alfândega da Fé e que terá lugar no dia 9 de junho, no âmbito do programa da Festa da Cereja&co. Esta corrida integra também o calendário de provas da Associação de Atletismo de Bragança para a Taça Distrital de Estrada. Nesta iniciativa desportiva vão ainda ser incluídas corridas para escalões jovens (dos 7 aos 17 anos), podendo participar atletas federados ou não federados.

“Para homenagear Luís Azevedo, atleta sénior da Associação Recreativa Alfandeguense (ARA) e aficionado do atletismo desde jovem, foi criado o Grande Prémio Luís Azevedo das Cerejas, uma prova de 10 km que vem dar lugar à Meia Maratona das Cerejas. Esta era uma prova muito difícil devido à época do ano em que se realiza e, ao longo do tempo, verificou-se que uma prova de 10 kms seria mais viável. Desta forma, para além de reforçamos o nosso forte posicionamento no atletismo a nível regional e nacional podemos potenciar a prova e acolher mais participantes.”, refere Helena Lisboa, Presidente da ARA.

As inscrições para correr no Grande Prémio das Cerejas – Luís Azevedo já se encontram abertas: https://timerspeed.com/?tribe_events=gp-das-cerejas-luis-azevedo-2024

Sobre Luís Azevedo:

Nascido a 20 de dezembro de 1956, em Alfândega da Fé, rumou a Angola com 6 anos, junto da sua família, regressando a Portugal aos seus 19. Foi em Luanda que, aos 11 anos começou a praticar Atletismo, representando o Clube Atlético de Luanda, nomeadamente nas especialidades de corrida de velocidade e meio-fundo e também no salto em comprimento e triplo salto.

Em 1975, regressou a Portugal, onde continuou a treinar, isoladamente, sem competir.

Mais tarde em 1977, já como colaborador da Direção Geral de Desporto de Bragança, ficou com a responsabilidade de dinamizar a modalidade de atletismo no concelho de Alfândega da Fé, vindo desde logo a orientar cerca de 180 atletas de vários escalões etários, todos alunos da escola preparatória e secundária.

Na sequência do desenvolvimento desse trabalho e do grande número de atletas a praticarem a modalidade, houve a necessidade de criar uma Instituição no concelho de Alfândega da Fé, que desse suporte desportivo à participação oficial em provas de atletismo a nível nacional.

Nessa sequência, foi um dos impulsionadores da criação da A.R.A. – Associação Recreativa Alfandeguense, que viria a acontecer em fevereiro de 1978, a qual escolheu como primeira modalidade desportiva a desenvolver, o Atletismo, passando a integrar todos os atletas até então inscritos, na formação da D.G.D..

Já com formação adquirida de treinador, assumiu também essas funções no clube, bem como, os poderes da Direção para ser o responsável da seção de Atletismo.

Foi também um dos impulsionadores da organização dos Grandes Prémios das Cerejas, realizados nos anos 80. Este ano retomado com a designação de “Grande Prémio das Cerejas – Luís Azevedo”.

Com o rápido desenvolvimento da prática da modalidade na A.R.A , bem como, a participação em provas nacionais federadas e outras, surgiu a necessidade da criação de uma estrutura federativa a nível distrital, o que só viria acontecer em julho de 1988 com a instalação da Associação de Atletismo de Bragança, para a qual também ele muito contribuiu.

Obteve muitos sucessos com os seus atletas, por onde passou com a A.R.A. deixou sempre a sua marca, tanto com presenças de participação como com conquistas, e foram muitas, destacando-se a progressão do atleta Alberto Maravilhas, que atingiu o estatuto máximo de atleta de alta competição, representando por várias vezes a seleção nacional em competições internacionais.

Desde então que participa em maratonas, meias-maratonas e trails, por todo o País, Ilhas e Espanha, sendo vários os pódios que tem partilhado nos escalões em que participou.