Edifício foi convertido num espaço multiusos para a comunidade e para a dinamização turística
A aldeia de Picões, no concelho de Alfândega da Fé, já conta com um novo espaço ao serviço da comunidade e do turismo. A “requalificação e refuncionalização do Edifício Escolar de Picões” foi oficialmente inaugurada no passado dia 1 de março, dando uma nova vida à antiga escola primária, que estava desativada há vários anos.
O edifício foi transformado num espaço multiusos, pronto para acolher iniciativas comunitárias e promover a dinamização turística do território. A intervenção, que representou um investimento total de 208.771,57€, foi financiada por fundos comunitários (PDR/Portugal 2020), com o apoio do Município de Alfândega da Fé, da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana e da DESTEQUE.
A revitalização do edifício responde às preocupações com o despovoamento e o envelhecimento populacional da região, ao mesmo tempo que valoriza o património local. O novo espaço conta com um salão com bar, copa, áreas de arrumos e instalações sanitárias. Para enriquecer a experiência dos visitantes, foi ainda construído um terraço panorâmico com vista privilegiada para os Lagos do Sabor.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, que reforçou o potencial turístico deste território e falou sobre a importância deste investimento, adiantando que Plano de Desenvolvimento Turístico dos Lagos do Sabor já está a ser desenhado para divulgar e valorizar aquilo que, nas palavras do próprio é “uma nova pérola da região do Porto e Norte e de Portugal, os Lagos do Sabor”.


