
Média de resultados nos exames nacionais é superior à média nacional
A Escola Básica e Secundária de Alfândega registou uma notável subida no ranking nacional das escolas. De acordo com o Jornal Expresso, a escola saltou da 619.ª posição em 2023 para o impressionante 86.º lugar em 2024 — uma subida de 533 lugares em apenas um ano! Diferentes números tem o JN, contudo com um registo semelhante. A escola de Alfândega da Fé sobe vertiginosamente da posição 556, em 2023, para o 101.º lugar. Já o Jornal Público que analisa os dados sob a perspetiva da superação, faz registo da subida das médias dos alunos nos exames nacionais.
Neste campo, os estudantes de Alfândega da Fé atingiram uma média de 12,7 valores, superando em 1,47 valores a média das escolas públicas e ficando apenas 0,39 valores aquém da média das instituições privadas. No exame de Português, os alunos obtiveram uma média de 12,8 valores, significativamente acima da média nacional, que se fixou nos 11,1 valores.
Este avanço expressivo é resultado do esforço conjunto de toda a comunidade escolar, com destaque para os alunos, que estão de parabéns por este desempenho excecional!
Analisando os resultados por disciplina:
Em Matemática, a média foi de 13,2 valores, superando a média nacional de 12,1.
Em Biologia e Geologia, os resultados foram especialmente destacados, com uma média de 14,9 valores, muito acima da média nacional de 9,9.
Já em Física e Química, os alunos atingiram os 12,4 valores, também acima da média nacional, que se situou nos 11,6 valores.
A nível distrital, os dados apresentados pelo Jornal Expresso referentes ao Ensino Secundário, colocam a escola de Alfândega da Fé em 1º lugar, um reconhecimento que nos enche de orgulho e nos motiva a continuar a investir na educação e nos nossos alunos.