De 2 a 6 de Agosto, todo o território de Portugal Continental vai estar em Situação de Alerta. O comunicado foi feito pelo Ministro da Administração Interna, em Despacho, tendo em conta as severas condições meteorológicas para os próximos dias e o agravamento do risco de incêndio rural.
Desta forma, durante os próximos cinco dias, vão vigorar medidas de carácter excepcional para a prevenção dos incêndios florestais, entre as quais a proibição total de utilização de fogo-de-artifício, ficando suspensas todas as licenças emitidas para este período. Também os trabalhos agrícolas com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com pá frontal ficam proibidos, excepto se associados a situação de combate a incêndio.
Com a Declaração da Situação de Alerta, aumenta o grau de prontidão e resposta operacional das forças de segurança e dispositivos de combate aos incêndios, bem como das equipas de emergência médica e de segurança social. Medidas de prevenção excepcionais, tendo em conta o Estados de Alerta Especial Vermelho e Laranja emitidos pela Autoridade Nacional de Proteção Civil para todos os distritos de país.