Cerimónia de lançamento e bênção da primeira pedra da obra da Casa do Adro contou com a presença do Bispo da Diocese
Realizou-se no dia 21 de setembro a cerimónia de lançamento e bênção da primeira pedra da obra de reabilitação e reconstrução da Casa do Adro, que contou com a presença do Diretor Regional de Cultura do Norte, Dr. António Ponte e do Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, Dom José Cordeiro.
Este ato simbólico dá início à obra que reconverterá o edifício designado de Casa do Adro ou Casa do Arcebispo D. José de Moura, num Museu Municipal de Arte e Posto de Turismo, sendo este empreendimento de grande relevância para a promoção cultural, histórica e turística do concelho de Alfândega da Fé.
Trata-se de um edifício com grande simbologia por ter pertencido à família deste ilustre eclesiástico e que se encontra inserido na zona histórica da vila, recentemente reabilitada e adaptada à mobilidade de visitantes e população local.
Com este investimento de mais de meio milhão de euros, co-financiados pelo programa Norte 2020, a autarquia pretende dinamizar o centro histórico local criando novas infraestruturas para acolher o posto de turismo e instalar um Museu Municipal de Arte para mostra permanente do espólio do município. O objectivo é reforçar a oferta cultural e turística do concelho, promovendo a passagem de mais pessoas pela zona antiga da vila, dando-lhe nova vida e mais dinamismo.
Para além disso, seguindo a política da autarquia de promover a história do concelho, está a ser realizado um trabalho de investigação, a cargo do historiador alfandeguense Francisco José Lopes, para aprofundar o conhecimento sobre este edifício, sobre as famílias que aqui habitaram, com especial destaque para a ligação do Arcebispo D. José de Moura a esta casa e a Alfândega da Fé. Um trabalho que vai apresentado no próximo Dia da Municipalidade, a 8 de maio, e que vai ser prefaciado pelo Bispo da Diocese Bragança-Miranda, Dom José Cordeiro.
Veja aqui a reportagem: