O Ministério da Agricultura homologou a Ampliação do Bloco Norte do Aproveitamento Hidroagrícola do Vale da Vilariça, no concelho de Alfândega da Fé e Vila Flor. Trata-se de um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros que vai permitir aumentar a área de regadio no Vale da Vilariça em cerca de 200 ha e irá beneficiar as aldeias de Santa Justa e Vilarelhos do nosso concelho.
Este projeto faz parte do Plano Estratégico de Regadio e do Plano Nacional de Regadio que a autarquia tem vindo a implementar e que prevê um investimento de cerca de 26 milhões de euros para melhorar e requalificar o regadio no concelho.
Recorde-se que, no âmbito dos investimentos em regadio já estão concluídas as obras de Requalificação da Barragem da Esteveínha, no valor de 2 milhões e 400 mil euros, e as obras do regadio da Barragem da Camba, no valor de cerca de 5 milhões e meio de euros.
Para além deste projeto, a autarquia pretende arrancar com as obras, ainda este ano, de uma nova área de regadio no concelho com a concretização do projeto de rega para Vilarchão-Parada e da construção da Barragem de Gebelim, um investimento de mais de 14 milhões de euros. Com todas estas obras pretende-se duplicar a área de regadio, dos atuais 1000 para os 2000 ha. O Município continua empenhado em estudar outros projetos e soluções de rega junto ao Baixo Sabor e na zona na Serra de Bornes nos próximos anos.