O Município de Alfândega da Fé associou-se à iniciativa conjunta da Associação de Municípios do Baixo Sabor e do Instituto de Conservação da Natureza (ICNF) para plantar árvores autóctones junto aos Lagos do Sabor
Esta iniciativa surge no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Associação de Municípios do Baixo Sabor e o ICNF para recuperar áreas ardidas no grande incêndio de 2013, que teve início no concelho de Alfândega da Fé e se alastrou aos concelhos vizinhos, consumindo mais de 14 mil hectares de floresta.
Durante o dia de ontem, 7 de abril, foram plantados sobreiros e azinheiras em locais de destaque dos quatro municípios que integram o Baixo Sabor. Em Alfândega da Fé foi escolhido o Santuário de Santo Antão da Barca para “plantar o futuro”, com a ajuda de algumas crianças do concelho que simbolicamente se associaram a esta iniciativa.
No total, ao abrigo desta parceria, vão ser plantadas, numa primeira fase, 350 árvores, junto aos futuros locais “Sabor LaKe Resort”, onde está prevista a construção de praias fluviais. É o caso de Alfândega da Fé, que terá uma praia nas imediações do Santuário de Santo Antão da Barca e onde serão plantadas meia centena de árvores. A criação da praia fluvial, que já tem parecer favorável da APA, traduz-se num investimento de 395 mil euros para criar uma zona de fruição nos Lagos do Sabor.
O Programa Especial da Albufeira, que está na meta final de discussão interna, pretende transformar profundamente o tecido económico e turístico da região. Motivo pelo qual esta iniciativa se reveste de maior importância devido ao impacto positivo que representa a nível paisagístico e de preservação dos ecossistemas, ao longo dos mais de 70 km de lago.
Para complementar a plantação de árvores foram também, no dia de ontem, devolvidos à natureza três aves rupícolas, um milhafre real e dois grifos, acolhidos pelo CIARA (Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal do Baixo Sabor) para recuperação e tratamento.
Esta iniciativa contou com a presença da Diretora Regional do ICNF, Sandra Sarmento, do Presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor e Presidente do Município de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, do Presidente do Município de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares, do Presidente do Município de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, e do Presidente do Município de Mogadouro, Francisco Guimarães.