Foi com grande orgulho e enorme satisfação que hoje recebemos a notícia sobre a indicação de D. José Cordeiro, nosso ilustre conterrâneo, como Arcebispo de Braga.
D. José Cordeiro, com raízes na localidade de Parada, no concelho de Alfândega da Fé, presidiu durante a última década à Diocese de Bragança-Miranda de forma dedicada, após notável percurso enquanto vice- reitor do Pontifício Colégio Português em Roma, tendo revelado abertura e serenidade nas suas ações. Foram várias as ocasiões que nos honrou com a sua visita ao concelho, trazendo sempre consigo sapiência e palavras fraternas. É sempre bem vindo à sua terra natal!
Esta é já a segunda vez que um alfandeguense é designado para tão prestigiado cargo eclesiástico. Em 1855 D. José de Azevedo e Moura foi conduzido à Arquidiocese de Braga pelo Papa Pio IX. O notável percurso deste último suscitou na autarquia o interesse pela valorização e conservação da memória histórica da sua vida e obra, através do lançamento do livro “D. José Joaquim de Azevedo e Moura – Alfandeguense e Arcebispo de Braga”, prefaciado por D. José Cordeiro. Em breve estará concluído o Museu Municipal de Arte, erguido na casa onde viveu o D. José de Azevedo e Moura, em Alfândega da Fé, e que será inaugurado por D. José Cordeiro, agora Arcebispo de Braga, igualmente deste concelho. Factos peculiares, carregados de simbolismo que contribuem para o engrandecimento desta terra de Fé.
Nesta hora de grande alegria, o Município de Alfândega da Fé felicita o novo Arcebispo da Arquidiocese de Braga, D. José Cordeiro, desejando-lhe todas as bênçãos neste novo desígnio.