O bem-estar físico, mental e social é melhor quando se dorme bem, independentemente da idade. Por essa razão é assinalado o Dia Mundial do Sono na sexta-feira anterior ao equinócio da Primavera, sendo este ano a 18 de março, com o objetivo de alertar a sociedade para os benefícios do sono e malefícios da sua ausência e também aumentar a consciencialização para as perturbações do sono e seu respetivo impacto.
O sono é um estado de repouso indispensável para a recuperação física e mental, com impacto na saúde, bem-estar, equilíbrio emocional e qualidade de vida. A privação de sono de qualidade diminui a concentração e a produtividade, altera o estado de humor e é uma das principais causas de acidentes. Tem um impacto negativo no sistema imunitário e assume-se como fator de risco para vários tipos de doenças crónicas, como a hipertensão, doença cardíaca, diabetes, etc.
Os problemas do sono ameaçam a saúde e a qualidade de vida de 45 por cento da população mundial e os portugueses não são exceção. A Associação Portuguesa do Sono refere que a maioria tem maus hábitos de higiene de sono e não lhe atribui a devida importância. Uma grande parte dos distúrbios do sono são evitáveis ou tratáveis, contudo menos de um terço dos doentes procura ajuda profissional.
A prática de alguns hábitos pode ajudar a promover uma boa noite de sono. Entre os mais importantes destacam-se a criação de rotinas, com horários para acordar e para deitar, procurar exposição solar, realizar atividade física regular, reduzir o consumo de bebidas cafeinadas ou açucaradas, evitar refeições pesadas ao jantar, evitar a exposição à luz de ecrãs antes de dormir e não fumar ou beber bebidas alcoólicas nas últimas 4 horas antes de ir para a cama.
Durma bem e viva melhor!
Para compreendermos melhor este fenómeno no nosso concelho solicitamos aos nossos municípes o preenchimento de um breve questionário sobre hábitos de sono aqui: Qualidade do Sono