Vão ser atribuídos no dia 9 de outubro, pelas 15h00, os terrenos que a Câmara Municipal e a Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé disponibilizaram gratuitamente para a plantação de cerejeiras. Os contratos de arrendamento rural vão ser assinados durante uma sessão pública, que pretende marcar a aposta de 4 jovens agricultores no concelho e na produção de cereja.
Recorde-se que o município de Alfândega da Fé e a Cooperativa Agrícola local disponibilizaram cerca de 25 hectares de terreno para este fim. Um projeto que tem como principal objetivo estimular a produção de cereja no concelho, ao mesmo tempo que se promove a captação de investimento, possibilitando a fixação de jovens agricultores e dinamizando o setor primário, vital para economia concelhia.
Três destes investidores são oriundos da região, havendo também um da zona do Minho. Pessoas que viram neste projeto a oportunidade de diversificar a sua atividade agrícola, investindo num fruto que desde há muito é a imagem de marca de Alfândega da Fé.
Na cerimónia de atribuição dos terrenos e para além dos representantes das instituições envolvidas e dos agricultores estará também presente um representante da Bolsa Nacional de Terras\DGADR, entidades que participaram ativamente neste processo, nomeadamente na divulgação do procedimento de concurso.
PROGRAMA:
Salão Nobre dos Paços do Concelho
15h00 | Abertura
Berta Nunes
Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé
Eduardo Tavares
Presidente da Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé
15h30 | Apresentação Bolsa Nacional de Terras
Nuno Russo
GPP\DGADR
15h45 | Assinatura dos Contratos de Arrendamento Rural